[Palestra] NSA PlaySet: Transformando Espionagem em Pesquisa

nsaAlém daqueles que já sabiam ou desconfiavam de um estado contínuo de vigilância governamental – sendo a sua maioria pesquisadores da área de segurança da informação – hoje é difícil encontrar pessoas de qualquer área do conhecimento que não tenha pelo menos ouvido falar das revelações feitas pelo ex-agente da NSA, Edward Snowden.

Dentre suas principais revelações sobre as atividades da NSA, destaca-se a apresentação de um catálogo de ferramentas de espionagem contendo 48 projetos de software e hardware para controle e “hacking” de diversos tipos de sistemas computacionais que, supostamente, eram disponibilizados aos agentes da NSA.

Após a divulgação deste catálogo, pesquisadores (e curiosos) iniciaram esforços para estudar e recriar as ferramentas detalhadas no catálogo como “provas de conceitos” e colaborar com pesquisas na área de segurança da informação.

Uma das principais iniciativas neste sentido tem sido o projeto NSA PlaySet onde vários pesquisadores têm apresentado, desenvolvido e aprimorado de forma colaborativa projetos semelhantes aos apresentados no catálogo da NSA, utilizando prioritariamente tecnologias abertas, e documentação detalhada de desenvolvimento para que as soluções possam ser facilmente replicadas pelos interessados.

Para divulgar essa iniciativa ministrei a palestra “NSA Playset: Transformando Espionagem em Pesquisa” no último GTS (dezembro/2014) com o objetivo de apresentar o projeto NSA PlaySet, detalhes sobre o seu funcionamento, principais soluções desenvolvidas e já disponíveis e projetos em andamento.

Para ver os slides (PDF) Clique Aqui

assinatura_peq

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *